segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

.
ATENÇÃO: A data de entrega do TPC é dia 16 de Fevereiro, dia anterior ao teste.
.
Se o pretenderes, faz o download do documento / clica AQUI
 .
GEOMETRIA DESCRITIVA A
ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES
PROF. JOSÉ REBELO
11º ANO / 2012

T.P.C. / PARALELISMO, PROBLEMAS MÉTRICOS E SECÇÕES
As medidas são em centímetros.


 
EXERCÍCIO 1

Representa a recta de perfil a definida pelos pontos R ( - 4 ; - 3 ; 8 ) e S ( - 4 ; 2 ; 2 ). O plano oblíquo p contém o ponto P ( 5 ; 5 ; 2 ) e tem um ponto no eixo do x com 8 de abcissa. Representa, pelos seus traços, o plano oblíquo p paralelo à recta a.


EXERCÍCIO 2

Representa o plano oblíquo a o qual é perpendicular ao β2.4 e cujo traço frontal tem um ponto no eixo do x com 6 de abcissa e faz, acima desse eixo, um ângulo de 45º com abertura para a direita.
Representa o plano oblíquo p cujo traço frontal tem um ponto no eixo do x com - 6 de abcissa e faz, acima desse eixo, um ângulo de 45º com abertura para a esquerda. O plano oblíquo p contém o ponto P ( 0 ; 8 ; 3 ).
Determina graficamente a verdadeira grandeza do ângulo formado pelos dois planos.


EXERCÍCIO 3

Representa uma pirâmide quadrangular regular recta do 1º diedro com a base [ABCD] assente no plano frontal de projecção. O vértice A tem abcissa nula e 2 de cota. O lado [AB] faz um ângulo de 20º com o plano horizontal de projecção e o vértice B, situado à esquerda de A, tem cota nula. As arestas laterais da pirâmide fazem ângulos de 25º com o seu eixo.
Representa o plano oblíquo p o qual tem um ponto no eixo do x com - 6 de abcissa e cujos traços frontal e horizontal fazem, respectivamente, ângulos de 50º e de 35º com o eixo do x, ambos com abertura para a esquerda.
Representa as projecções da secção e a sua verdadeira grandeza gráfica resultante da intersecção do plano com o sólido.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário