sábado, 18 de fevereiro de 2012

TESTE DE GEOMETRIA DESCRITIVA A

ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO DE LOURES
2011-2012  /  2º PERÍODO  /  1º TESTE  /  VERSÃO B
PROF. JOSÉ CARLOS REBELO

Cada exercício tem a cotação de 6,5 valores.
Globalmente, a qualidade gráfica e as anotações têm a cotação de 0,5 valores.
Os valores numéricos do enunciado (excepto os ângulos) são apresentados em centímetros.

EXERCÍCIO 1

A recta d é uma recta de maior declive do plano oblíquo α. A projecção frontal de d faz um ângulo de 73° com o eixo do x, medida acima dele e com abertura para a direita, e tem um ponto nesse eixo com - 4 de abcissa. A projecção horizontal de d faz um ângulo de 53° com o eixo do x, medida acima dele e com abertura para a esquerda, e tem um ponto nesse eixo com - 8 de abcissa.
Representa as projecções do ponto P pertencente ao plano oblíquo α, sabendo que o ponto, do primeiro diedro, situa-se a 7 do traço horizontal do plano e tem 6 de abcissa.

EXERCÍCIO 2

Representa a verdadeira grandeza do ângulo formado pela recta frontal t e o plano oblíquo π. O plano oblíquo π é definido pelas rectas horizontais a e b.
A recta a tem 3 de cota, o seu traço frontal tem - 3 de abcissa e a recta faz 45° com o plano frontal de projecção, ângulo com abertura para a esquerda.
A recta b tem 6 de cota, o seu traço frontal tem - 5 de abcissa e a recta faz 45° com o plano frontal de projecção, ângulo com abertura para a esquerda.
A recta frontal t contém os pontos P ( 0 ; 6 ; 4 ) e S ( - 3 ; 6 ; 1 ).

EXERCÍCIO 3

Representa as projecções da secção provocada pela intersecção do plano oblíquo π numa pirâmide quadrangular regular.
A pirâmide tem a base [ ABCD ] assente no plano horizontal de projecção. O vértice C tem abcissa nula e 7,5 de afastamento. O vértice A pertence ao eixo do x, situa-se à direita de C, sendo [ AC ] = 8 uma das diagonais do quadrado. As arestas laterais da pirâmide medem 9.
O plano π tem um ponto no eixo do x com 9 de abcissa e o seu traço horizontal faz com esse eixo, com abertura para a direita e abaixo dele, um ângulo de 45°. O plano π contém o ponto P que pertence ao eixo da pirâmide e tem 3 de cota.
Representa a tracejado as duas projecções da secção.

Sem comentários:

Enviar um comentário